domingo, 22 de novembro de 2009

PROJETO DE PESQUISA - Parte 2

Nascer do Sol em Samambaia
Fonte da imagem: www.samambaia.df.gov.br/
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Samambaia - DF: a cada dia um lugar melhor para se viver.
4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE: Acredito que o desenvolvimento social começa na família e segue na escola, e ambas pertencem a uma comunidade, que por sua vez pertence a uma sociedade de um país do mundo, tudo então está interligado!
Aprendemos a viver em comunidade e dessa aprendizagem direcionamos os caminhos de nossas vidas. Precisamos ser cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, participantes das decisões que definem os rumos de nossa cidade.
Surgem então muitos questionamentos, tais como: Diante desse contexto, quais são os papeis da comunidade, escola e Estado? Qual a parcela de responsabilidade de cada um? O que pode ser feito para que aconteça uma maior interação entre todos?
Aqui na minha cidade existem muitas associações comunitárias, mas a maioria somente visa o lado de se conseguir moradias, questões importantes como o saneamento básico, falta de empregos, altas taxas de impostos vão ficando em segundo plano. Grande parte da população nunca ouviu fala de orçamento participativo, e nem tem consciência dos seus direitos como cidadão.
5. ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS: Mostrar meios que promovam a união das comunidades locais, com as participações das escolas e do Estado em benefício do desenvolvimento da cidade, isso tudo porque acredito na responsabilidade social de cada um.
Por meu universo de pesquisa ser bem amplo, as postagens foram direcionadas no sentido de abrangerem as mais diversas características de Samambaia.
- Objetivo geral: Apresentar a cidade identificando os seus vários aspectos positivos e negativos, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.
- Objetivos específicos: Mostrar a importância da prática de atividades comunitárias, valorizar o patrimônio histórico e as manifestações culturais locais como um resgate de uma identidade própria.
Nesse sentido, algumas propostas seriam:
• Que as associações comunitárias se unam às escolas na elaboram de projetos sócios educativos que combatam a evasão escolar, a violência tanto dentro como fora do ambiente escolar, o trafico e o consumo de drogas, buscando promover a capacitação de jovens e adultos para o encaminhamento de um emprego.
• Mobilização entre as escolas e empresários locais para a criação de mais quadras esportivas e a abertura e manutenção de Bibliotecas com laboratórios de informática, a fim de buscar a inclusão digital da comunidade carente.
• Parcerias entre as comunidades locais e a Administração Regional para a criação de mais praças públicas nas quadras e da manutenção e preservação das já existentes.
• Projetos envolvendo a população e os aos órgãos competentes para a conscientização e preservação dos parques (com sua fauna e flora) e dos recursos naturais da cidade.
• Programas com o envolvimento das comunidades, escolas e Administração Regional que promovam a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, tais como suas festas regionais, pontos turísticos e artistas locais.
• Promoção de uma vida mais saudável para os moradores, por meio de programas de prevenção de doenças e de atendimento em postos comunitários de saúde.
• A internet é um poderoso veículo de comunicação, por isso deve ser utilizada na divulgação de projetos, programas e de Organizações Não Governamentais - ONG’s que busquem fazer de Samambaia um lugar realmente cada vez melhor de se viver.
6. DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA:
Foram feitas entrevistas com alguns moradores, visitas a pontos turísticos, busca de mais dados na Administração Regional, pesquisas em sites, e também foram utilizados os seguintes instrumentos: Ateliê de Projetos, Diário de Bordo e Dossiê de Perguntas.
As entrevistas foram muito produtivas, mostrando ser um valioso instrumento de pesquisa. Foram feitas as seguintes perguntas para alguns moradores da cidade:
Pergunta 1: Para você como se define um bom lugar para se viver?
Algumas das respostas foram:
Onde se tenha uma casa própria sem ter que pagar aluguel.
Emprego e escolas para meus filhos.
Áreas de lazer para a família, pois no final de semana ficamos sem muitas opções de divertimento, pois algumas como o Parque da Cidade e o Zoológico ficam muito longe, e a passagem de ônibus é cara.
Um lugar com segurança e um hospital que atenda os pacientes com respeito.
Diante disso, veio então a segunda pergunta:
Pergunta 2: Samambaia é um bom lugar para se viver?
A maioria das pessoas respondeu que SIM, mas sempre com algumas observações tais como:
Os ônibus quebram muito e tem muito congestionamento no trânsito, falta policiamento nas ruas, grande parte das praças das quadras estão abandonada tomadas por traficantes e usuários de drogas, faltam médicos no Hospital Regional e nos postos de saúde, são necessárias mais creches e quadras de esportes, é preciso gerar mais empregos na cidade, pois a maior parte das vagas fica concentrada em outras cidades.
Na próxima postagem, vamos para as considerações finais.
Continuo refletindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário